terça-feira, 12 de maio de 2009

A SAGA DA APOSENTADORIA DE CHUCK LIDDELL É UMA QUESTÃO DO PASSADO ENCONTRAR O FUTURO


por Dave Meltzer dia 12 de maio de 2009



A novela aposentadoria/não aposentadoria do Chuck Liddell acontecida na semana passada, envolvendo o presidente do UFC Dana White e o treinador do Liddell John Hackleman, é como um prelúdio para os assuntos básicos que vamos ver no MMA.
Todo grande lutador perde uma batalha para o tempo.
White chocou o todo mundo em abril quando anunciou que a carreira do lutador de 39 anos Chuck Liddell tinha terminado, uma admissão estonteante de um promotor a respeito de dos maiores vendedores de ingressos e pay-per-view para o UFC.
White acredita que Liddell que sofreu 3 nocautes nas ultimas 5 lutas, tenha passado seu melhor, e ele não precisa de dinheiro, e não tem propósito arriscar a ter uma lesão permanente.
A última coisa que eu quero é criticar Chuck Liddell,” disse White, que acredita que o nocaute imposto por Shogun com um soco que levou Liddell à lona no dia 18 de abril em Montreal, foi um golpe que o jovem Liddell teria agüentado sem cair.” Eu adoro o cara. Mas este é um Esporte para jovens.
Não tem mais nada para Liddell provar. Ele tem 40 anos (Liddell completa 40 anos no final desse ano). Você quer que eu o coloque para lutar contra um adversário de 26 anos?
Hackleman tem seu próprio contragolpe para White. “Liddell vai completar 40 anos, mas ele é um quarentão forte e em forma,” disse Hackleman. “Eu vou apoiar ele em qualquer que for sua decisão. Se eu achar que ele tem a menor chance que ficar paralitico ou sofrer dano cerebral, eu não deixaria Liddell lutar.”
Hackleman esta muita bravo com White, mas ele não acha que as intenções do presidente do UFC foram genuínas. Ele argumenta que a decisão da aposentadoria deveria ser do Liddell e que essa declaração do White não foi profissional.
“Isso realmente incomodou Chuck,” disse Hackleman. “Chuck não gosta de confrontar as pessoas. Ele é uma pessoa calma, tranqüila. Em frente às pessoas ele gostaria de ficar bem.”
No domingo a noite, Liddell disse que ele ainda não decidiu o que ele quer fazer, comparando a situação com uma briga judicial pela custódia de uma criança.
“Isso é como se você fosse uma criança e seus pais querem se divorciar,” disse ele. Ambos me chamam e conversam comigo, e ambos me amam, e têm a melhor das intenções no coração. Eu amo os dois, e eu não vou tomar partido.
“Eles nunca se gostaram. Mas eles sempre se mantiveram quietos por respeito a mim. Agora que isso vai e vem, saiu proporções.
Isso também ficou pessoal. Hackleman ficou furioso com a afirmação de que o treinador estava sacrificando o amigo por causa de dinheiro.
“Obviamente, John Hackleman não terminou de pagar sua casa ainda,” disse White numa entrevista para o site Sherdog na semana passada. “John Hackleman precisa de algum dinheiro, porque qualquer um que reivindica preocupação com Chuck Liddell mesmo que seja só um pouquinho, não deveria fazer esse tipo de declaração.”
“Eu não tenho nenhum problema em fazer os pagamentos da minha casa,” disse Hackleman. “Eu vivo uma vida extravagante. Eu não tenho uma mansão ou uma casa grande. Eu tenho uma academia de Karate na frente da minha casa.”
Liddell tem mais uma luta para fazer segundo seu contrato com o UFC, e Hackleman disse que ele não sabe a situação contratual bem o bastante para saber se tem prazo limite para quanto tempo ele teria que esperar se o UFC não lhe oferecer uma luta.
White disse que Liddell veio para Las Vegas depois da derrota em setembro para Rashad Evans, e fez um acordo que ele deveria ficar fora de bares de boates, e mudaria seu campo de treinamento, o que incluía trazer Howard Davis, um medalhista de ouro olímpica, como treinador de boxe. Mas Liddell não pareceu impressionante em derrotar Shogun, que deveria ser sua última luta.
Hackleman disse que ele não sabia de nenhum acordo, nem conversou com a equipe de treinamento que essa luta seria de vida ou morte na carreira de Liddell.
Os esportes de combate são construídos ao redor da criação de estrelas, e na maioria dos casos, o poder de um lutador de atrair publico.
Não importa se for Liddell, Matt Hughes, Randy Couture, ou Forrest Griffin, cada estrela do UFC vai encontrar um dia que eles não poderão competir com a elite do esporte. Nesse ponto, deveria ser do seu maior interesse não lutar quando a longo período da carreira afeta sua qualidade de vida, porque devido às lesões, os muitos golpes recebidos podem acelerar o envelhecimento do lutador.
White pode oferecer um trabalho à Liddell para a vida toda, mas tem tantos trabalhos desse tipo por aí e mais e mais estrelas estão chegando aos seus anos de decadência no esporte.
“Eu sempre estudei boxe, e uso isso como marca do que não fazer, “disse White.
Mas mesmo se White odeia ver a decadência de boxeadores que ficam lutando por muito tempo, não importa o que ele faça, o ciclo parece ser inevitável, mesmo no MMA.
Vamos comparar Liddell com Mark Coleman de 44 anos, que vai lutar no UFC 100. Coleman que é 5 anos mais velho que Liddell, ficou cansado muito rápido lutando com um lutador top em sua última luta, uma derrota para Shogun em janeiro. Mas financeiramente, Coleman não esta no nível do Liddell, e vai ter muito mais lutas do Mark Coleman no UFC do que Chuck Liddell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.