quarta-feira, 13 de maio de 2009

Comentário: Dana White, Base de Fãs, e o Próximo Passo

Por Ivan Trembow:

Perto do final da entrevista do ESPN 60 segment, Farrey fez a única pergunta que poderia ser classificada como uma “pergunta difícil,” já que ele essencialmente perguntou ao Dana White se o UFC poderia ser realmente popular tendo alguém como Dana White presidente. A resposta de Dana White foi “talvez não.”

.....

O fato é que o UFC nunca vai ser “o maior esporte no mundo” ou entidade verdadeiramente “popular” enquanto tiver um presidente que tem um comportamento vulgar e arrogante dogmático.

Talvez seja necessário mais duas tiradas obscenas em público para mais pessoas entenderem, ou mais quatro tiradas obscenas, ou talvez algumas pessoas nunca venham a entender, particularmente se elas permanecerem ignorantes tanto quanto o papel de Lorenzo Fertitta e Joe Silva já têm na administração do UFC.

Dana White “talvez não” comente o que parece indicativo de seu conhecimento da sua habilidade de ser lucrativo, mesmo em face da não aceitação, ou mesmo ceticismo do grande público. Muito parecido com Vince McMahon (presidente do WWE), ele sabe que aproveita certa imoralidade da base de fãs mais fanáticos, que tem a noção que para chegar ao “nível acima”, isso é irrelevante.
Ele tem uma forte base de fãs, que é lucrativa e vai apoiá-lo mesmo com o mais ultrajante comentário ou ações. Enquanto seus discursos homo fóbicos podem espantar a popularização do UFC de Dana White, para a essência do UFC, esse é o custo de fazer negocio para assistir o UFC. MacMahon antes dele tem provado que não existe ponte tão longa que vai dissuadir a essência da base de fãs. MacMahon teve lutadores que caíram do teto do ginásio morrendo durante o evento, lutadores sob contrato morrendo pelo uso de esteróides, e freqüentemente tem espantado a mídia com pequeno impacto visto pelos 3 a 5 milhões de fãs que sintonizam a televisão para assistir seu produto toda segunda-feira a noite. Muitos da base de fãs, a propriedade e o Esporte estão próximos e entrelaçados ao ponto que não tem delimitação entre os dois, com a rejeição de um sendo a rejeição do outro. E nisso a mentira é apagada: Dana White sabe que ele é lucrativo fora da aceitação da mídia e voluntariosamente ignora as chamadas para “moderar o seu tom” para falar. Isto está certo, ou é a melhor coisa para o MMA? Não, mas infelizmente é isto que esta sendo jogado no campo que nos é apresentado no presente e no futuro previsível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.